Você está visualizando atualmente Como combinar churrasco e cerveja?

Como combinar churrasco e cerveja?

  • Categoria do post:Gastronomia

No Brasil, churrasco sem cerveja não é churrasco, não é mesmo?

Essa é a bebida número um quando o assunto é assar uma carne no fim de semana para comer com os amigos e família. Mas, você sabe qual é a cerveja e a carne certa para que o seu churrasco seja um sucesso?

Existe um ponto muito importante na hora de planejar o seu evento, se chama harmonização entre a cerveja e a sua comida.

Esse processo pode acontecer por corte, quando alguns elementos da cerveja, como a carbonatação, amargor e o álcool “quebram” alguns sabores e gorduras do prato, para limpar seu paladar.

Também, pode ocorrer a harmonização por contraste, quando as características da cerveja e do prato escolhido estão equilibradas pela diferença, nisso você consegue valorizar cada um individualmente, mas juntos, criam uma espécie de terceiro sabor no paladar, que deixa tudo muito melhor.

Outra forma de harmonização é a por semelhança, que acontece quando os sabores da comida e da cerveja se misturam, acentuando algo comum entre os dois.

O objetivo da harmonização é limpar seu paladar para você comer a próxima porção, e assim, valorizar as características entre a carne e a própria bebida.

No artigo de hoje, vamos te dar algumas dicas para fazer essa harmonização do melhor jeito, e saborear seu churrasco.

A cerveja certa para acompanhar o churrasco depende do tipo de carne que você vai escolher. Cervejas com maior concentração de lúpulo, como as IPAs, são ótimas para serem tomadas junto de carnes mais gordurosas. Nesse caso específico, o que acontece é que o lúpulo da cerveja age sob a gordura da carne e limpa o paladar para o próximo pedaço, isso também acontece com o álcool da cerveja.

O caramelo presente na bebida também aproxima com as proteínas e açúcares da carne que são caramelizados no fogo da churrasqueira, nesse caso, a harmonização funciona por afinidade.

DICAS DE HARMONIZAÇÃO

· Session India Pale Ale (IPA): a “session” é uma versão menos intensa de um estilo de cerveja. Nesse caso, a IPA é mais leve em álcool para combinar com o tempo longo do churrasco e não atrapalhar no teor alcoólico.

Nessa cerveja, também temos uma presença marcante de lúpulo na bebida, tanto pelo cheiro quanto pelo sabor.

Cervejas como as IPAs, ficam ótimas quando acompanhantes de carnes mais gordurosas como o Cupim, pela ação do lúpulo sob a gordura do alimento.

Também é possível encontrar harmonia pelo contraste, combinando uma bebida adocicada com uma carne mais salgada, para isso, aposte no Coxão Mole ou Contra Filé.

· Münchner (ou Munique) Dunkel: esse é um estilo alemão de cerveja. O teor alcoólico dela tem em torno de 5,0%, além de também contar com um perfil mais maltado e de médio-baixo amargor. Essa bebida tem notas de caramelização que lembram amêndoas, caramelo, biscoito e até mesmo um pouco de chocolate, e ficam parecidas com o sabor que sentimos em carnes assadas ou grelhadas. Pelo médio-baixo amargor dessa bebida, ela é agradável para todos os gostos, além de também ajudar no contraste da gordura.

· English Pale Ale, Special Bitter e Extra Special Bitter: são três estilos de cerveja extremamente parecidos pelo equilíbrio entre o malte e o lúpulo.

Nessas bebidas, o malte tem um perfil mais amendoado, enquanto o lúpulo tem um perfil meio terroso.

As características presentes na English Pale Ale, Special Bitter e Extra Special Bitter são de suaves notas de caramelo, que remetem ao que sentimos em algumas carnes, e o amargor um pouco mais forte do lúpulo entra em contraste também com a gordura da comida.

Está procurando uma cerveja diferente para harmonizar? Aposte nas artesanais! Te mostramos como:

· Porter: essa é uma bebida cremosa e bem encorpada, perfeita para carnes mais fortes;

· Rauchbier: essa é uma cerveja com um malte defumado, adequado para carnes mais leves;

· Dubbel: uma bebida bem mais intensa, para carnes mais gordurosas;

· Altbier: suave e tem muito estilo, perfeito para um frango na brasa;

· American Pale Ale: é cítrica e floral, certa para bifes grelhados;

· American Brown Ale: tem notas de caramelo e também chocolate, aposte em uma picanha;

Essas foram nossas dicas de hoje para tornar seu churrasco um sucesso! Para cada tipo de carne existe uma bebida certa para combinar com os paladares, seguindo nossas dicas não tem erro!