Você está visualizando atualmente Malte, Lúpulo, Cevada, Trigo e tudo sobre os principais ingredientes da cerveja

Malte, Lúpulo, Cevada, Trigo e tudo sobre os principais ingredientes da cerveja

Aquela cerveja geladinha para dar boas risadas com os amigos e com a família é sempre uma ótima opção para os finais de semana. Pesquisas mostram, e não é difícil de acreditar, que a cerveja está entre as principais bebidas do povo brasileiro. Isso porque além de muito saborosa, a bebida é acessível, tem preços justos, opções de sabores e marcas que agradam a todos os paladares, além de cair bem em qualquer ocasião, seja na praia, no churrasco, no almoço ou no jantar. A cerveja, definitivamente, é a bebida mais “coringa” e mais adorada por todos.  

Mas, você sabe quais os ingredientes existem na cerveja para que essa bebida se torne tão saborosa?! Aqui neste post vamos falar exatamente sobre isso! Bora conferir?   

Principais ingredientes  

  • Água:  

A água representa a maior parte da composição das cervejas, sendo cerca de 90 a 95%. Além disso, a água é o ingrediente responsável por impactar os diferentes aspectos da bebida, entre eles: o sabor, a cor e o amargor. 

  • Malte: 

Os grãos utilizados na composição da cerveja são chamados de malte. Os mais utilizados são malte de cevadas, porém, outros cereais, assim como centeio e trigo também podem ser malteados e usados. O malte é produzido pelo processo chamado de malteação, que consiste em, de forma controlada, induzir a germinação do grão para que os açucares, conhecidos também como amido, fiquem mais disponíveis. 

Esses açucares, contidos nos cereais, serão usados como alimento para as leveduras durante a fermentação da cerveja. Embora todo esse processo pareça complexo, a influência do malte ou dos grãos que passaram pelo processo de malteação pode ser percebida por qualquer consumidor, pois isso influencia de forma direta no sabor, aroma e coloração da cerveja.  

  • Lúpulo:  

Se trata de uma planta trepadeira que se desenvolve em climas frios. Por essa exigência climática o Brasil acaba não sendo considerado um produtor relevante. 

O lúpulo é o ingrediente responsável pela intensidade do amargor da cerveja. Além disso, o aroma da bebida também é influenciado por ele.  

  • Levedura:  

A levedura, que se trata de um tipo de fungo, é um dos principais ingredientes para a produção da cerveja. Além disso, é responsável por fazer a soma de todos os outros ingredientes se transformar na deliciosa cerveja. Toda essa “mágica” acontece através da fermentação. Existem as leveduras de baixa fermentação e as de alta fermentação. Também são comuns as leveduras selvagens. Os aromas e os sabores da cerveja são influenciados pela levedura.  

Vale destacar que esses são os ingredientes principais para a composição da cerveja, porém, não são os únicos. Hoje em dia existe uma série de cervejas, com diferentes aromas, sabores, marcas. Tanta opção é o resultado de diferentes receitas e composições diferentes, com a inclusão dos mais variados tipos de ingredientes, entre eles: frutas, raízes, condimentos, plantas, flores, madeiras, açucares e sementes.         

Processo de Produção da Cerveja Industrial  

Para explicar sobre o processo de produção da cerveja vamos separar em 10 etapas.  

  • Primeira Etapa (Moagem): 

A fim de possibilitar a rápida extração e conversão dos componentes do malte ele é moído, obtendo-se uma farinha grosseira. 

  • Segunda Etapa (Brassagem):  

Aqui a farinha obtida na moagem é misturada com a água e deixada em repouso sob aquecimento entre 75° e 80°, entre duas a quatro horas, com verificação constante do pH nesse período.  

  • Terceira Etapa (Filtração do Mosto):  

Essa filtragem serve para retirar todos os componentes insolúveis presentes na mistura, durante aproximadamente três horas. O filtrado é o mosto. 

  • Quarta Etapa (Ebulição do mosto):  

Após o processo de filtração, o lúpulo é adicionado ao mosto e, em seguida, a mistura é submetida ao processo de ebulição (aquecimento) por um período de aproximadamente duas horas.    

  • Quinta Etapa (Resfriamento):  

Após a realização da ebulição, o mosto lupulado sofre um resfriamento em uma temperatura de 8º a 9°.  

  • Sexta Etapa (Fermentação):  

É nessa etapa que a levedura é adicionada ao mosto lupulado, favorecendo a transformação dos açucares em álcool e dióxido de carbono, durante um período de aproximadamente sete dias.  

  • Sétima Etapa (Maturação e Filtração):  

Aqui nessa etapa a cerveja é novamente filtrada para a retirada de resquícios da levedura e de outros componentes que possam ainda estar presentes na bebida. Em seguida, é levemente aquecida novamente para a eliminação de componentes voláteis.  

  • Oitava Etapa (Estabilização):  

Depois do aquecimento, a cerveja é submetida a um segundo resfriamento, agora em temperatura de 0° a 2°, para uma melhor fixação das propriedades da bebida.  

  • Nona Etapa (Clarificação):  

Depois de estabilizada, a cerveja é submetida a uma última filtração, para a eliminação de qualquer partícula restante em suspensão. Logo em seguida é armazenada em tanques.  

  • Décima Etapa (Enchimento):  

Por último a cerveja será envasada em garrafas ou em latas para que estejam prontas para comercialização e consumo.  

Papo de Boteco:  

Curiosidades e características do processo de produção e dos ingredientes  

  • Você sabia que a água usada no processo de composição da cerveja passa por um tratamento prévio? Isso mesmo, atualmente existem várias técnicas que possibilitam que os cervejeiros adaptem a água para a composição desejada para produzir o estilo de cerveja escolhido. Os cervejeiros retiram ou adicionam sais e minerais, ajustam o pH, entre outras mudanças.  
  • Independentemente do tipo de cerveja que será produzida, trata-se de uma bebida que apresenta diversos nutrientes, entre eles: aminoácidos, carboidratos, proteínas, vitaminas, álcool e sais minerais.  
  • Na hora da filtração do mosto, o material retido no filtro pode ser utilizado como alimento para gado.  
  • A maior parte do malte usado no Brasil é importado de países com clima frio, como a Alemanha, onde a cevada se desenvolve melhor.  
  • No Brasil, a cerveja sem álcool é feita basicamente pela interrupção da fermentação. Há outros processos, como filtros especiais e mudanças de temperatura e pressão da fabricação, mas sempre acaba restando um pouco. Por lei, elas podem ter até 0,5% de álcool.   

Que tal experimentar novos sabores!?  

Agora que você já conhece os ingredientes básicos da cerveja, que tal criar o hábito de sempre ler o rótulo da bebida?! Assim terá mais informações sobre o sabor e o aroma que pode esperar da bebida e poderá fazer as melhores escolhas para o seu paladar.  

Irmão Bier  

Sendo uma distribuidora de bebidas e chopp Irmãos Bier, além de ser uma representando da Ecobier, a Irmãos Bier oferece diversos tipos de cervejas e serviços de Delivery para que você possa receber as bebidas no conforto da sua casa.  

Irmãos Bier é também especialista em atendimento a festas, eventos e casamentos, tendo mais de 90 choperias disponíveis e profissionais capacitados para entregarem tudo na data desejada com a qualidade do chopp e equipamentos limpos e conservados.  

Quer saber mais? Então acesse o link e confira: https://www.irmaosbier.com.br/inicio/